sábado, 13 de dezembro de 2008

Discursos sobre Razão e Fé


A discussão entre razão e fé permeou por vários períodos históricos, principalmente no período do renascimento, iluminismo e positivismo.
No período do Renascimento entre o XV e XVI, os “pensadores” ou filósofos da época desenvolveram a teoria do Antropocentrismo (homem como o centro), com isso as coisas tinham que ser explicadas apartir da nossa razão e entendimento,pois a fé e as escritura ja não tinham tanta importância, também devido as falsas interpretações feitas sobre a Biblia. È importante as pessoas serem valorizadas pela filosofia mas não serem valorizadas acima de Deus e suas escrituras, pois o renascimento de acordo com a sociologia dizia que a vida humana passa a ser fruto de suas ações e decisões e não dos desígnos de Deus, mas a biblia nos adverte sobre o é verdadeiro; “Não é do homem o seu caminho, nem do homem que caminha, o dirigir dos seus passos”(Jr10:23)

No século XVIII o Iluminismo retomou com força o conceito de razão, algumas de suas propostas eram separar a igreja (católica) do estado, já que a muito tempo o mundo europeu vinha sofrendo com a “era das trevas” em que a igreja tinha todo o poder inclusive dos aparelhos do estado. Mas a separação do estado e da igreja (seja ela qual for) não era errada, pois Ellen White afirma que essa união “embora possa aparentemente trazer o mundo para mais perto da igreja, na realidade aproxima a igreja do mundo”(GC). Porem alguns iluministas declarou guerra contra a bíblia, e Voltaire que era um dos maiores filósofos do movimento afirmou que “estou cansado de ouvir dizer que doze homens estabeleceram a religião cristã. Eu provarei que basta um homem para suprimi-la.”(GC), mas Deus não deixou que planos humanos atrapalhassem os seus projetos para a humanidade.
Passaremos agora pra um movimento mais recente o Positivismo, que pra mim foi o mais ofensivo movimento contra a religião, pois suas idéias são muito sustentadas até hoje. O Positivismo derivou do “cientificismo” (a crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em reconhecer a realidade traduzi-la sob formas de leis naturais, ignorando qualquer explicativa religiosa).Foi a partir das idéias Positivistas que Charles Darwin desenvolveu o seu livro “A origem das espécies” que tenta demonstrar a noção da evolução natural das espécies o “Evolucionismo” e esse conceito é um dos mais ofensivos discursos contra Deus, tirando dele o seu mérito de Criador.
No período do Renascimento e do Iluminismo as pessoas procuravam bastante a razão, mas deixavam de lado a fé e consequentemente à salvação “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”(Ef.2:8, 9). Não devemos nos basear em “doutrinas que são preceitos de homens”(Mac. 7:7) porque a razão humana é falha pois “é o pecado que nos obscurece a mente e enfraquece as percepções”(CBV), mas a fé em Deus deve ser inabalável para mostrar ao mundo a verdadeira razão de viver


CBV-A ciência do bom viver; WHITE, Ellen G.
GC-O grande conflito; WHITE, Ellen G.


Por: JUNIOR, Jorge Adriano da Silva

0 comentários: