sábado, 13 de dezembro de 2008

Razão e Fé Contraditórios?

“Bem aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento” (Pv. 3:13)



O problema do ser humano não é a busca contínua do conhecimento, pois como Ellen White afirma “avance a juventude tão rapidamente e vá tão longe em adquirir conhecimento quanto lhe seja possível”(CBV). Deus deseja que seus filhos sejam pessoas que desenvolvam suas mente e assim serem pessoas mais “racionais”, entretanto quando a razão humana tenta sobrepujar o conhecimento de Deus, ou tentar interpretá-lo através da ciência ai esta “o perigo do conhecimento especulativo”(CBV), porque só através das escrituras e do testemunho de Jesus Cristo que passamos a conhecer o mestre, mas muitas pessoas dizem que esse discurso “limita” a razão, portanto a nossa razão já é defeituosa devido ao pecado, vejamos se nossa razão não tem limite por que será que não usamos nem 20% do nosso intelecto?
A razão não é antônimo de fé, bastas as pessoas reconhecerem que além do nosso racionalismo, que é falho, há uma mente superior e perfeita que nos desenhou fisicamente e deu-nos alma vivente , pois “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”(Pv. 9:10). O direito natural á razão é uma das maiores bênçãos que Deus nos concede, basta sabermos utiliza-la para “a honra de Deus e o bem da humanidade”(CBV).Mas não devemos aperfeiçoar somente nossa razão, mas a fé é que devemos buscar sempre, porque não é a razão o principal meio de salvação, já que o justo será “justificado pela fé”(Rom. 5:1), mas não devemos esquecer que as obras também são fundamentais para a salvação,porque “assim também a fé, se não tiver as obras; é morta em si mesma” (Tg. 2:17). Espero que possamos sempre colocar a nossa razão em concordância com a nossa fé e que existe um Deus mediando essa relação, mas como um dos maiores intelectuais teológicos do mundo chamado Agostinho que dizia “a minha razão sempre será escrava da minha fé”.


CBV-A ciência do bom viver; WHITE, Ellen G.


Por: JUNIOR, Jorge Adriano da Silva

0 comentários: